Blogs e suas resenhas....

Hoje me deparei com uma opinião a cerca do meu livro que confesso, me tocou pela forma que banalizou e me fez parecer uma grande idiota.... 
Mas tudo bem, críticas são bem vindas para que possamos crescer e melhorar, mas no caso de blogs que fazem resenhas acho que devem ter um pouco mais de respeito pelo esforço do outro, um olhar mais humano a grande maioria dos autores que publicam nos sites são amadores em busca de um sonho, onde tudo é feito por nós e com os recursos que temos, nenhuma obra nasce pronta. Li um post no blog da minha amiga Adriana Brazil intitulado, até que vire diamante.... Lindo e verdadeiro. Posto que nós, autores iniciantes precisamos de ajuda e parcerias e não de pessoas que nos empurrem para baixo.   Não gostar de algo ´e um direito de cada um, mas blogs literários tem como objetivo ajudar, a opinião do blogueiro influencia deveras o leitor.... O livro não é bom ou vc não gostou ok, mas pense antes de colocar sua opinião, que pode não ser a mesma de outros leitores, vc pode não ter gostado mas outros podem gostar e quando de cara vc já destrói o livro, dificilmente alguém  vai querer ler, uma vez que já tem um p-conceito e negativo o que é pior..... Uma conversa com o autor sua opinião em of vale mais que uma depreciação pública. Não queria pousar de grande critico literário e destruir os sonhos dos outros. O que não está  bom pode ser melhorado e o que é bom ou ruim na sua opinião para outrem pode ter sentidos opostos. Fica meu desabafo e pedido para os amigos blogueiros que se auto intitulam críticos literários de plantão. E quer saber essa pessoinha parece não ter o mínimo de sensibilidade e respeito pelo outro, pois não foi capaz de perceber temas importantes abordados no livro, lamento por ela. 

Ahtange

6 comentários :

  1. Minha querida amiga, faço das suas minhas palavras. Como blogueira sempre respeitei e respeito os autores, e infelizmente tenho visto muito ultimamente pseudos-críticos-blogs-literários exagerando nas suas resenhas e esquecendo que o direito de um acaba quando inicia o do próximo.

    Felizmente muitos já estão percebendo esse ato abusivo, e estamos na campanha pelo RESPEITO LITERÁRIO.

    ACREDITE esse tipo de atitude em pouquíssimo tempo será banido da GLOBOSFERA.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcinha não fiquei triste pela crítica em si, uma coisa é vc não gostar de um livro outra completamente diferente é ridicularizar e influenciar outras pessoas, lamentável mesmo.
    Bjos querida e obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!

    Seu desabafo deveria ser chamado a voz dos escritores! Você disse tudo nesse post!
    Realmente, não é fácil ouvir críticas, porém, elas sempre devem acrescentar algo e não ser expressas apenas por um gosto pessoal. Concordo que se tal blog não gostar do livro, possa se expressar, mas não desvalorizar todo o conteúdo.

    Mas vale a pena pensar amiga, que ainda existem, e como tem, blogs que são realmente PARCEIROS de nós autores, esses devem ser preservados e tratados com distinção. Penso que se uma pessoa não gostou de um determinado livro, ela deve expor sua opinião, mas sem massacrar a obra ou ridicularizar o autor, uma conversa em off realmente é de grande valia!

    Enfim, tente tirar alguma lição, e valorize os blogues que se dispõe a divulgar a literatura nacional com zelo, cuidado e a cima de tudo com carinho.

    PS. concordo com a Marcinha.

    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Dri, não tenho problemas com críticas elas existem e são necessárias. Achei interessante é que muitas pessoas já leram e todos gostam e dão a maior força e apenas essa super dotada achou uma porcaria. Lamento por ela realmente. Ele já foi lido por vários amigos professores inclusive formados em letras e professores de literatura que me deram uns toques mas nada tão extraordinário. E com respeito e carinho. Mas é assim mesmo deixemos para lá é a opinião dela.
    Bjos amiga e obrigada pela força.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, esses comentarios só vai te acrescentar mais sucesso, pois essa super dotada deve ser uma tremenda frustada, faltou ela antes de escrever pensar e fácil jugar os outros, tem pessoas que nao sabe vê qualidades.
    Ahtange voce tem talento e uma poetisa maravilhosa, voce e super talentosa, nao se esquece Jesus morreu crucificado mas mesmo assim ficou de bracos abertos. Tudo isso vai fazer voce crescer mais ainda.
    Sucesso amiga, gosto muito de como voce escreve.
    Estou amando seus livros, parabens.
    Beijos no seu coracao.
    Evany.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amiga tenho agradecido a Deus por me dar a oportunidade de conhecer pessoas como vc e as minhas queridas Marcinha, Dri, e Neiva que são fofas e eu as admiro demais.
    Bjos obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Olá, este é um sonho estou lutando muito para torná-lo uma realidade. Dê sua opinião, critique de forma construtiva.
Obrigada, um abraço indelével.
Carinhosamente Ahtange.