Valorizando o Nacional

Olá meus queridos, mais um autor nacional para nossa inteira alegria. Gostei especialmente desta obra por ela tratar da infância. As brincadeiras que as crianças já não brincam. 




Socorro, meu príncipe virou sapo
De: Francilangela Clarindo
Por: Fabiana Cardoso
Sinopse: Passeie pela vida de Wina, seus sonhos, seus projetos, seus pensamentos. Wina vai levar a você a pensar sobre o que ela pensou enquanto viveu sua juventude e seu relacionamento. Wina sou eu, você ou qualquer mulher que, em um momento ou outro, pensa, questiona, vive o que Wina viveu. Claro, somos diferentes, mas em algum momento você poderá identificar-se com esta menina mulher.
A capa do livro mostra uma jovem Wina, com um rostinho expressivo e feliz. Pela pouca idade passa a ideia de ingenuidade e inocência em relação ao mundo, como toda criança deveria ser. O título ficou original e bem humorado. Wina é uma jovem garota, romântica e sonhadora, que com seus dez anos gosta de estar com as amigas em brincadeiras de rua.



Todas as noites a rua se enchia da criançada brincando de carimba, partir o bolo, roda (que incluía atirei o pau no gato, ciranda, cirandinha, a linda rosa juvenil, fui à Espanha entre outras), céu e inferno (por aí dizem amarelinha), cai no poço (as mocinhas amavam esta brincadeira e também a do jogo da verdade. Assanhadas!)” (Trecho página 23) A adolescência chega e ela começa a alimentar o sonho de encontrar seu príncipe encantado, ao contrário de suas amigas que namoram e paqueram. Ela continua aguardando o homem perfeito. A pedido de sua professora, escreve seu maior desejo em um papel.



  “Sou Wina. O que mais quero é que um príncipe encantado apareça em minha janela e me leve em seu cavalo branco imponente.” (Trecho página 19)
Wina terá que lidar com suas ilusões, sonhos e confrontar suas idealizações com a vida real.
“Já agora tinha quinze anos. Imagine!
ImagemEstava muito querendo um namorado, um príncipe encantado
em seu cavalo imponente, branco, lindo (ambos, o cavalo e o príncipe.
Ninguém merece sonhar com um lindo cavalo branco imponente com um
príncipe horrível o montando, ou mesmo um príncipe lindo de viver
num cavalo horroroso. Aliás, já está implícito, príncipe só
vale quando é lindo, maravilhoso, gato, fofo, de fechar o quarteirão.

Mas, venhamos e convenhamos que a realidade é bem
diferente do que a teoria).” (Trecho página 27)
Minhas Impressões
Imagem
O livro é bem curto, com 50 páginas é leitura para um dia. Tem uma linguagem fácil, a escrita da autora é bem espontânea e envolvente. Muito originais os trechos onde a autora analisa sua fase jovem, com a maturidade de seus quarenta anos.
Apenas, senti falta de uma descrição física das personagens e de um aprofundamento na fase adulta de Wina. Narrado em primeira pessoa, diversas vezes tive a impressão de estar lendo um diário. Onde Wina, revela os trechos mais relevantes de sua infância, adolescência e o presente momento de sua vida aos quarenta anos. Facilmente me identifiquei com a personagem, rememorando essas fases iniciais da minha vida, onde sonhos e ilusões tomavam conta dos meus pensamentos.
A transição para parte adulta mostra a maturidade que Wina alcançou. O livro retrata uma lição de vida, onde o fator tempo é decisivo para o amadurecimento e crescimento pessoal.
Espero que tenham gostado abraços e até a próxima

5 comentários :

  1. O livro é bem pequeno mesmo, 50 páginas mas me pareceu bem bacana, tipo pra tirar uma tarde para uma leitura diferente. Mais um nacional pra lista kkk.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, passei para retribuir sua visita ao meu espaço, gostei muito de manter um blog com indicação de livros, parabéns. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É sim amiga, mas parece ser bem gostoso me fez lembrar minha infância.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia, que bom que você veio espero que volte sempre.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha!
    O livro parece ser muito bom!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, este é um sonho estou lutando muito para torná-lo uma realidade. Dê sua opinião, critique de forma construtiva.
Obrigada, um abraço indelével.
Carinhosamente Ahtange.