Valorizando o Nacional


Olá meus queridos, hoje trago um livro diferente não é um romance como o habitual, este é muito mais que uma lição de vida. Eu diria que é um manual de instruções para gente que cuida de gente. Sei, deves estar a pensar- é um livro de auto ajuda. Não!  Embora seja rsss...
Por uma pedagogia existencial
Editora: Arte Editorial e Visão Global
ISBN: 9788598172668
Edição: 2010
Capa: Magno Paganelli

A pedagogia existencial é uma proposta educacional diferenciada. O autor observa que a educação brasileira ainda não encontrou um caminho que contemple a formação – e não somente a informação – do homem.Fundada, pois, na crueldade da pedagogia tradicional, parte dela ultrapassada, nossa educação ainda preserva uma identidade neurótica cuja prática em sala de aula forma indivíduos pouco reflexíveis, que não conseguem lidar com as ferramentas transferidas pelo modelo em questão.
Do ponto de vista educacional, o autor não divaga nas discussões do materialismo filosófico, embora utilize idéias conceituais do existencialismo. Ele se dedica a refletir a pedagogia educacional fazendo um paralelo entre os elementos que compreendem a existência e experiência humana enquanto fatores preponderantes da aprendizagem.
A pedagogia existencial, portanto, seria uma prática educacional firmada na natureza integral da existência, centrada na pessoa humana, considerando por inteiro o existir, a essência, a vivência, a experiência, o ser e a realidade mundividente do indivíduo.
Escrita numa linguagem simples, leve e atraente, esta obra leva o leitor a uma reflexão a respeito do sistema social, da prática educativa e da avaliação. De maneira geral, a prática educacional centrada na pessoa é uma educação saudável, producente e relacional. Perpassa, assim, pelo individual, pelo social, pelo espiritual e pela sensibilidade poético-intelectual. É, portanto, contemporânea e necessária a sua adoção.



Minhas impressões: Sou amante da Filosofia e tudo relacionado ao pensamento humano de forma apaixonada. Logo nas primeiras páginas, o autor já me coloca em contato com grandes nomes do existencialismo e a sensação de  me deparar  com figuras já conhecidas me trouxe um sentimento bom de saber, por buscar, por ir além do que me foi oferecido na escola ou faculdade...
"  O desespero do homem moderno em relação a existência! A incessante pergunta por aquilo que não tem resposta! A interminável busca por um certo ideal que não  existe e nunca existiu... Então a vida se constitui em um enigma insondável, indecifrável."
Pg.16
Diante do referido enigma, cabe-nos a busca incessante do sentido para tudo isto, o que sou de  onde venho, para onde vou, se constitui de fato em uma pergunta que talvez jamais homem algum, chegue a  uma resposta minimamente aceitável.
Neste meio tempo leituras do mundo, da busca por mais conhecimento, deve orientar nossa existência.
Fiquei realmente impressionada com a riqueza do conteúdo e a forma como tudo foi abordado é um livro para todo professor ter como manual de instruções de como não destruir a capacidade de seus alunos e assim, prepará-los para a vida. Ao final da leitura fiquei muito tempo repensando minha prática pedagógica o que sou e como sou, e principalmente o que tenho feito dos meus alunos.
   O autor
Jornalista, psicopedagogo e escritor. Pastor (desde 18/02/2006) apaixonado por JESUS e pelas pessoas humanas, vem desenvolvendo trabalho social junto à comunidade de Alcântara, e periferia de São Luís, Maranhão, por meio do Instituto Efraim. Em 1997, criou a Visão Global de Desenvolvimento Humano Sustentável - VIGLODHS. E agora implantou a Visão Global Editora. Autor dos livros "Por uma Pedagogia Existencial" e "A igreja cidadã".  Bolg do autor:
http://battistasoarez.blogspot.com.br/

Foi engraçado como nos conhecemos, deixei alguns exemplares de Marcas Indeléveis na Livraria Vozes e ele foi até lá, gostou muito do livro pediu meu contato e logo estávamos nos falando ao telefone, semanas depois nos conhecemos e surgiu uma amizade pautada no mesmo amor pela escrita. 
 Já li um segundo livro do autor por sinal maravilhoso, logo trago a resenha.
´Por uma pedagogia EXISTENCIAL é um livro indispensável e eu recomendo.
Bjinhos e não esqueça de deixar sua marca.

2 comentários :

  1. Muitíssimo interessante amiga, o tipo de livro que a gente devia ler pelo menos uma vez na vida.
    E a Serafina hem??? Inteligente essa gatinha rsrs.

    Beijokas linda!

    ResponderExcluir
  2. De certo Neivinha é um livro maravilhoso. E para vc mamãe de primeira viagem seria uma leitura necessária, o autor fala dos traumas que tem por não ter sido compreendido pelos pais e professores.
    É impressionante amiga.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Olá, este é um sonho estou lutando muito para torná-lo uma realidade. Dê sua opinião, critique de forma construtiva.
Obrigada, um abraço indelével.
Carinhosamente Ahtange.